Inspirados na experiência consolidada pelo evento “Perspectivas do Ensino de História” propomos Grupos de Reflexão Docente que são espaços de reflexão sobre aspectos, problemas, questões e vivências do Ensino de História, relacionados a pesquisas concluídas ou em andamento no âmbito do Profhistória- Mestrado Profissional em Ensino de História em rede nacional- com vistas a troca de experiências; discussão e problematização das pesquisas desenvolvidas no âmbito do curso, a partir de suas abordagens teórico-metodológicas.
As propostas de trabalho para Grupos de Reflexão Docente deverão ser submetidas individualmente por estudantes matriculados no curso ou egressos de uma das 39 instituições associadas à rede do Profhistória.
A proposta deve ser encaminhada na forma de um resumo que deverá conter entre 550 e 850 caracteres (incluindo os espaços) e ser apresentado em parágrafo único, sem recuo de primeira linha, sem dois pontos, com espaço simples entrelinhas e deverá conter introdução, objetivo(s), metodologia, resultados/conclusões. Ter, ainda, de três a seis palavras-chave separadas por ponto, colocadas em ordem alfabética.
Cada autor (a) deverá indicar até duas linhas temáticas/GRD para inscrição do trabalho, entre as opções abaixo:
- Ensino de História e Memória
2. Ensino de História e Patrimônio Cultural
3. Ensino de História e História Local
4. Ensino de História e Povos Africanos e Afro-Brasileiros
5. Ensino de História e Povos Indígenas
6. Ensino de História e Relações de Gênero
7. Ensino de História e as Diferentes Linguagens
8. Ensino de História e as Tecnologias Digitais
9. Ensino de História, Direitos e Cidadania
10. Ensino de História, Políticas Públicas e Currículo
11. Ensino de História e Formação Docente
12. Ensino de História e História Pública