Inspirados na experiência consolidada pelo evento “Perspectivas do Ensino de História” propomos Grupos de Reflexão Docente que são espaços de reflexão sobre aspectos, problemas, questões e vivências do Ensino de História, relacionados a pesquisas concluídas ou em andamento no âmbito do Profhistória- Mestrado Profissional em Ensino de História em rede nacional- com vistas a troca de experiências; discussão e problematização  das pesquisas desenvolvidas no âmbito do curso, a partir de suas abordagens teórico-metodológicas.

As propostas de trabalho para Grupos de Reflexão Docente deverão ser submetidas individualmente por estudantes matriculados no curso ou egressos de uma das 39 instituições associadas à rede do Profhistória. 

A proposta deve ser encaminhada na forma de um resumo que deverá conter entre 550 e 850 caracteres (incluindo os espaços) e ser apresentado em parágrafo único, sem recuo de primeira linha, sem dois pontos, com espaço simples entrelinhas e deverá conter introdução, objetivo(s), metodologia, resultados/conclusões. Ter, ainda, de três a seis palavras-chave separadas por ponto, colocadas em ordem alfabética.

Cada autor (a) deverá indicar até duas linhas temáticas/GRD para inscrição do trabalho, entre as opções abaixo:

  1. Ensino de História e Memória

2. Ensino de História e Patrimônio Cultural

3. Ensino de História e História Local

4. Ensino de História e Povos Africanos e Afro-Brasileiros

5. Ensino de História e Povos Indígenas

6. Ensino de História e Relações de Gênero

7. Ensino de História e as Diferentes Linguagens

8. Ensino de História e as Tecnologias Digitais

9. Ensino de História, Direitos e Cidadania

10. Ensino de História, Políticas Públicas e Currículo

11. Ensino de História e Formação Docente

12. Ensino de História e História Pública